sábado, 7 de maio de 2011

Protótipo: Resident Evil 4 (GCN)

    Muitas pessoas reclamaram da recente mudança do survival-horror para ação da série Resident Evil. Esta ideia surgiu em 2005, após o lançamento do jogo Resident Evil 4 para Playstation 2, computador, Wii, Zeebo, celulares, Xbox 360 Live Arcade e Playstation 3, provavelmente pelo Network. Mas, poucos sabem como o jogo começou a ser produzido.
    A ideia do jogo surgiu seis anos antes de sua publicação. No entanto, a primeira movimentação real ocorreu em 2000, quando a equipe da CAPCOM decidiu viajar para a Inglaterra e para a Espanha para fotografar adereços medievais, como estátuas e castelos. Pouco se sabe sobre o enredo: o jogador teria forças sobrenaturais. Mas, a ideia não era cabível para a série, e a empresa japonesa desistiu do título. Apesar disso, podemos encontrar o que sobrou deste jogo no título Devil May Cry, lançado pela empresa naquele ano.
     O segundo protótipo, chamado "fog version" (versão da neblina), traria Leon Kennedy, protagonista de RE2, invadindo a Umbrella - empresa fictícia responsável pela criação do vírus representado por toda a série - e lutando contra monstros e zumbis. Enquanto isso, o protagonista seria misteriosamente infectado pelo Progenitor Virus, e ganharia poderes desconhecidos em sua mão canhota. Conforme a CAPCOM, esta versão estaria 40% completa, no entanto, não foi levada a diante, por motivos desconhecidos.
     Sendo assim, o projeto para o mais novo Resident Evil foi começado do zero novamente. Este é o que possui mais destaque entre os três já falados. Em 2001, um trailer do jogo foi publicado, que chamou a atenção da imprensa no geral. O jogador controlaria Leon  em uma "casa" mal-assombrada, após ter contraído uma doença desconhecida e lutaria contra seres paranormais, como bonecos assassinos, armaduras medievais vivas e uma criatura fantasmagórica com um gancho no lugar de uma das mãos, sendo este último, provavelmente, o inimigo que assombraria o personagem ao longo do jogo.
     O que se percebe no jogo é que Leon seria constantemente assustado dentro da mansão, seja por portas que abrissem subitamente, trovoadas repentinas ou movimentação suspeita de objetos. Em momentos intensos, a tela ficaria azulada e a câmera balançaria muito, dando a impressão de pânico. O que se percebe é que o controle seria igual ao dos títulos antigos, com a velha câmera fixa em algum lugar. No entanto, quando o jogador optasse por efetuar disparos, a câmera de posicionaria por detrás dos ombros de Leon, aumentando a realidade e a facilidade da mira, algo que ainda está presente no jogo final.
    Outro fato interessante, que é falho em muitos títulos de Resident Evil, fica por conta dos sons, principalmente dos disparos feitos pela arma do protagonista. O som parece ter sido retirado de uma arma real, diferentemente dos jogos já lançados. Caso tenha dúvidas, compare simplesmente com jogos como GTA que obtem sons de armamentos verdadeiros (a exemplo da pistola com silenciadora de James Bond com a de Albert Wesker). Muito provavelmente, o jogador poderia movimentar o personagem e controlar sua lanterna ao mesmo tempo, algo bastante inovador.
     Este título seria bastante interessante e criativo, mas foi cancelado ao final para mais um projeto, que pouco se sabe sobre ele. Então, após quatro tentativas, Resident Evil 4 chegou as prateleiras das lojas como um jogo de ação em terceira pessoa, praticamente irreconhecível a série bem-sucedida de horror que se sagrou no Playstation.
     Por sorte, grande parte deste terceiro protótipo está disponível na internet em forma de vídeo. Veja o que seria deste jogo logo abaixo, e depois comente. Ao acompanhar estes cinco minutos de gravação, se você não tremer de medo e parar de ver, por muito certo dirá que este jogo tem muito mais cara de Resident Evil, e que deveria ter sido completo. Para mim, é uma pena que a CAPCOM tenha abandonado um projeto tão rico como este para um fraco jogo de ação - que, ao meu grande conhecimento sobre games de tiro, não é melhor do que Quantum of Solace para PS2. Quem sabe, um dia, a empresa japonesa decida trazer de volta o velho feeling dos primeiros jogos da série. Isso seria um grande passo.



Resident Evil - Protótipo #3

Analisado a partir de um vídeo lançado pela CAPCOM de cinco minutos (este acima):

Gráficos: 9,5
Som: 10
Controles: ?
Ideia: 9,0
Merecia ser lançado?: 10

Classificação Final: é uma pena não ter sido lançado

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